terça-feira, 18 de março de 2008

COMO CAPTURAR PORCOS SELVAGENS
Pedro Holanda

Recebi uma mensagem através do correio eletrônico com o título acima, onde sugere que tenhamos cuidado para não ficarmos cercados recebendo o milho doado pelo governo. Não querendo contrapor ao raciocínio estreito de quem o elaborou, mas necessário se faz algumas considerações, sobre o porquê do bolsa família, ProUni, Luz para todos, Brasil sorridente, entre outros programas sociais e de distribuição de renda.
No mundo existem duas grandes correntes: A dos conservadores – a maioria – e a dos trabalhistas, e uma terceira via, a dos anarquistas, esta citada pela primeira vez no século XVIII por Bakuni, banido que foi da primeira reunião de trabalhadores, ocorrida na Europa, de onde surgiu a famosa frase ´ Trabalhadores do mundo, uni-vos´´. Bom voltando ao caso dos conservadores e trabalhistas, a diferença filosófica entre eles, não é excludente, porém simplesmente falando é que um – Os conservadores defendem o Estado mínimo, não arrecadador, deixando para a iniciativa privada o bônus dos empreendimentos lucrativos e para o Estado, a parte, diria, podre. Já os trabalhistas, defendem o Estado empreendedor, participativo e ator no processo de desenvolvimento, ingerindo e distribuindo riquezas, via cobrança de impostos de quem pode, transferindo para os menos favorecidos. Em todo o mundo existe o que no Brasil denomina-se Seguro-Desemprego e nem por isso há essa grita contra. Em recente entrevista concedida a um grupo de jornalistas estrangeiros reunidos pela revista Economist, em Brasília – Não publicada pela grande mídia, por motivos óbvios – o Presidente Lula, discorreu sobre vários pontos e dos porquês do sucesso do seu governo, entre alguns vou citar os que fizeram com que escrevesse este artigo. Antes porém vou fazer um relato histórico. O último presidente trabalhista no Brasil, foi João Goulart o que se deu não é bom lembrar. A última obra de grande porte em infra-estrutura no Brasil foi a ITAIPU, isto em 1974. Entre 1909 e 2003 foram construídas 140 escolas técnicas, até 2010 teremos mais 214. ou seja, quase o dobro em 8 anos comparado com os 93 anos anteriores. Sobre vagas para pobres em universidades públicas, temos no nosso País um dado curioso rico faz o ensino até o segundo grau em escolas privadas e no terceiro vai para a pública, o argumento contra era de que o governo iria nivelar a graduação por baixo, e o que se constatou? Três anos depois foi feita uma avaliação dos cursos universitários brasileiros em 14 áreas, incluindo os de engenharia e medicina e constatou-se que os melhores desempenhos foram de alunos do ProUni.
Sobre o bolsa família, tem um dado interessante, um cientista social da Universidade Federal de Alagoas, o Dr. Cícero publicou estudo onde verifica que a economia alagoana esteve estagnada por 46 meses e em 2006 ocorreu um boom e a explicação para o fato foi que enquanto o maior produto do Estado, a cana-de-açúcar, injetou 75 milhões de Reais na economia, fruto das 25 milhões de toneladas produzidas, o bolsa família, colocou 300 milhões.
E para finalizar leia o que o ex-presidente de Portugal, Mário Soares, comentou com o presidente Lula em entrevista concedida a TV Pública de Portugal.
´´ Presidente, eu não estou entendendo. Eu leio a imprensa estrangeira e vejo que o Brasil está muito bem, eu converso com empresários estrangeiros e vejo que a economia brasileira está muito bem. Mas quando leio a imprensa brasileira eu penso que o Brasil acabou, parece que acabou o Brasil. Falando com a oposição continuou: O que as pessoas me disseram não é a realidade. Ah. Mário Soares é jornalista e está atuando.

Um comentário:

Lídia Rosa disse...

Puxa vida, é isso mesmo...se a gente não se cuidar, se massifica mesmo...rs. Abraços e obrigada pela visita no meu blog.Lídia
dos pensamentos saudáveis...