segunda-feira, 19 de novembro de 2007

CAUSOS

Pedro Holanda
Sou do tempo que policial fardado dava medo, ( Eu tenho um cunhado, assim meio-irmão, até eu disse um dia que ele era um incestuoso – comer a irmã. É esse cara ainda hoje olha meio desconfiado, assim de banda quando ver puliça), padre, se pedia ´abença´´, os mais velhos, era que só pai, respeito. Mentira, era pior do que furtar manga no quintal alheio. Então, conta-se que certa vez, um sargento doido pra fuder um, flagrou um soldado, de folga, tomando umas com os amigos, contando como era a vida no quartel. Eis que o sargento chega e indaga: Soldado de quem é essa cerveja? E o soldado prontamente: Do Cabo. E ele não mentiu, realmente era do Cabo, porém, a fábrica que se localiza no município do Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco. Não vou dizer qual, pra não fazer propaganda, que eu não ganho pra isso.

Dia desses fui assistir a uma aula espetáculo de Ariano, ele pergunta e ele responde, realmente é um espetáculo, Num instante, ele se pergunta: Ariano, você é muito radical com esse negócio de língua estrangeira. E ele mesmo: Imagina, eu radicalizo de um lado e eles do outro que é pra equilibrar o jogo. Se eu mostrar um livro para um analfabeto, lá do interior do Ceará ele responderá: É um livro. Agora eles dizem que livro é buque, mas não é como eu estou falando, não. É B O O K (BÓÓK, com dois O e K) vê se pode? Rapaz se eu tivesse nascido na Alemanha eu era mudo. Duvido que eu tivesse aprendido a falar aquela língua cheia shr é muita consoante pra pouca vogal. E o velho Ariano tem razão...Até o nosso álcool virou etanol, só para os gringos saberem do que se trata. Quando eles aqui chegam, falam o deles, a gente que se arrombe para entender, já o contrário, não acontece.

Contou-me (Acho que foi o Carijó) que levaram o velho Arraes (Miguel Arraes de Alencar, ex-governador de Pernambuco) para ver como era e estava o Vale do São Francisco com frutas até umas horas... Verificaram as câmaras frigoríficas e depois da visita perguntaram: E aí Dr. Arraes, o que o senhor achou? Ele pigarreou (como sempre fazia) e respondeu: Muito bonito... As boas e sadias, mandam para os galegos (gringos) comerem e o resto, não sobra nem para quem plantou e cultiva. E continua assim, maior produtor de grãos do mundo, maior produtor de carne bovina, e o povão tomando... Ta melhorando, mas ainda falta muito.

Um comentário:

Emanuel Petrúcio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.