quarta-feira, 14 de novembro de 2007

EXPLICANDO


Pedro Holanda

Circula na internet um texto apócrifo que me chegou através de um ex-colega de trabalho, que por sinal é frouxo pra caramba, desde a época da ditadura militar que um cara se melava de medo, quando tomava minhas posições e tenho convicções delas até hoje. Quando das eleições de 1982, eu, ´´enfeitei´´ meu carro de Marcos Freire (Ex-Senador por Pernambuco, já falecido (sic)) e quando entrava na fábrica era um gagaço só – Rapaz tu vais ser demitido... Tu não sabes que os homens são contra, e não se pode fazer política em empresa?!?... Então eu respondia: É eu não posso, mas eles podem?... Fica tranqüilo, o que dá pra rir, dá pra chorar, e isto valeu, tanto para o medroso quanto para o candidato, pois queríamos o velho Arraes para governador, mais o raivoso do Jarbas alijou-o, mas, isto já é outra história.
Em primeiro lugar, como diria o grande filósofo Juarez Soares (Aquele china, comentarista esportivo) ´´Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa´´ Lindo, não? O, sei lá quem, querer comparar a seleção de programação combinada com as emissoras de televisão e o Ministério da Justiça com a volta da censura é no mínimo, um delírio. Isto é dever dos pais dizem eles... E É. É muito simples, o pai ou a mãe vai lá e muda de canal. Eles ainda pensam que as mães de hoje são as mesmas da nossa época, que estavam em casa cuidando da gente, esperando o pai pro jantar, elas hoje em dia estão é complementando a renda, no mínimo, ou assumindo as responsabilidades do lar. Então, como evitar que crianças ´´aprendam´´ como sacanear, tomar droga, transar, roubar, matar, e isto em horário que, via de regra, os pais não estão em casa?...
Quando escreve que Hugo Chávez está fazendo escola por aqui, não entro no mérito da decisão do caudilho venezuelano, mas, aquela emissora conspirou contra o seu governo, chegando a afastá-lo por 2 dias em 2002, daí, vencida a concessão... Pimba, pega o beco, te manda. Ah!, Comunicação, é concessão pública, quem dá e quem tira é o governo (Ver Constituição Federal) e quanto ao controle, está lá na nossa Carta Magna, no Capítulo V Artigos 220 e 221 com seus parágrafos e Incisos, e a propósito, o Artigo 221 Inciso IV expressa claramente – A produção e programação das emissoras atenderão aos princípios do respeito dos valores éticos e sociais da pessoa e da família. É o que está posto, nas programações?. Relativamente ao Jornalismo opinativo dos telejornais, bem mais parecem editorias, eles expressam a opinião e a conveniência de seus donos como se fosse notícia. Existe uma máxima no jornalismo estadunidense, que diz: Dê-me os fatos, a opinião eu formulo-a.
Quanto às condenações do Jabor e do Mainardi, também está lá no preceito constitucional: Artigo 5 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Inciso IV É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato. Inciso V É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além de indenização por dano material, moral ou à imagem.
Relativamente à impunidade da qual escreve o anônimo, isto não tem nada com o PT ou Lula. Só a guiza de esclarecimento, desde 1968 ninguém foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça. Ah! Ia me esquecendo, Lula é o Presidente, queiram ou não, eleito democraticamente pela maioria esmagadora da população. E esta história de pobre e rico, simplismo, é falácia. No mais, espera 2010 e tenta voltar o status quo da era do xogum Fernando II, (como diria Juracy Andrade) aquele das privatarias.

Um comentário:

Emanuel Petrúcio disse...

Amigo dá pra escrever em português, falo o dito popular, pois PRA MIM essa tá difícil pra entender. caprichasse...tava inspirado..acho que foi barra de catuama...muito TEACHER...KKKKKKK