segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A FOTOSSÍNTESE, O MEIO AMBIENTE E CAETANO




Pedro Holanda


Muito se tem falado sobre a preservação do verde. É assunto recorrente em quase todas as rodas de papo. Aí entra o ´´achismo´´ Eu acho isso, eu acho aquilo e por aí vai... Vem os estadunidenses querendo perverter a ordem, obrigando o nosso País a preservar a Amazônia, e essas coisas que estamos carecas (literalmente) de saber. Eles arrasaram o Texas, mas, eles podem.
Deixemos isto para lá, como diria um amigo meu. O fato é que sem a fotossíntese nos estamos perdidos. E pensando nisto, lembrei-me do meu tempo do Ginásio Agrícola, quando o professor Dion, um formando em agronomia, forçava-nos a entender o processo de alimentação dos seres vivos, entre outras coisas.
Dizia ele ´´Tem animais que se alimentam de plantas, outros de carne e outros de plantas e carne (nós humanos) e os vegetais, bom os vegetais eles se alimentam de açúcar... de açúcar ??? foi a grita geral. È, de açúcar sim, e aí está o poder maior do Criador, como as plantas poderia se alimentar se não se locomovem?. Bom, elas produzem seu próprio alimento. E como?... Através de um mecanismo chamado fotossíntese. E o que vem a ser?.
Pelo Aurélio, diz-se que é s.f (quim) Síntese de um composto, pela ação da luz, onde ´´s.f. é substantivo feminino e (quim) química.
Pelo professor Dion, (E eu nunca esqueci) É a síntese das matérias orgânicas pelas plantas clorofiladas, na presença da luz e consequentemente do calor.
Muito técnico, muito elucidativo, mas tudo isto veio à tona, a partir de nosso dia a dia aqui no escritório, onde escutamos a rádio Tribuna FM, e ela só toca clássicos da música e de quando em vez, aparece um desses cantores novatos apresentando velhos sucessos com roupagem nova, e tem uns arranjos que dói.
De repente vem Caetano com músicas de outros e aí Rita diz: E aí Pedão? E sempre eu digo: ele pode, e deve, porque sabe tudo. Só é ruim de entrevista ´´ É,,, O Gil é um cara, assim, não sabe? É ele é assim... a Gal, ela é... sei lá... não existe, sabe?´´ e por aí vai. Ontem, eu escutei a música Luz do Sol, e o cara define fotossíntese de uma forma genial e brilhante.
Diz assim: Luz do sol que a folha traga e traduz, em verde de novo, em folha, em graça, em vida, em luz``. É ou não é quintchura?.











Um comentário:

Emanuel Petrúcio disse...

É Pedão, tu ta certo, pior que nunca parei para pensar na letra, e é pura verdade. E tem gente pensando que fotossíntese é nada mais, que uma foto sintética....pelo menos há um tempro atás dava pra acreditar, pois existia o monóculo.